Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

IBEJIS


Ibejí ou Ibejís são os Orixás africanos que protegem as crianças. Foram sincretizados a São Cosme e São Damião, são conhecidos na Umbanda como os Orixás de amor e alegria.
Os santos católicos viveram no oriente e também foram perseguidos por Diocleciano. Historicamente pouco se sabe sobre eles, sabe-se que eram gêmeos e foram médicos.
Em grego eram chamados de "anargiros", isto é, sem dinheiro. Isso porque não cobravam por seus préstimos e curavam não somente os homens, mas também os animais e pouco se sabe sobre a morte de ambos.
Os espíritos trabalhadores sobre a influência de Ibejí, apresentam-se normalmente sob a forma de crianças ou espíritos de crianças, porém espíritos não têm idade, apresentam-se dessa forma de modo a facilitar a comunicação com as nossas crianças. Esses espíritos puros trazem a cura para as doenças e amparam todas as crianças enquanto elas manterem a inocência.
Seus domínios são os parques, jardins e grandes gramados. Sua cor é o rosa, os espíritos que trabalham sob a irradiação de Ibejí são espíritos de grande força espiritual.
Não devemos julgá-los fracos devido à forma como se apresentam, ou seja, como crianças, depois de Oxalá são os únicos que dominam totalmente a magia.
Nas obrigações a Ibejí, são utilizadas velas cor de rosa, flores com tonalidade rosa e sem os espinhos ou ainda brancas. Também são usados doces como as cocadas, balas, pirulitos, fatias de bolo, etc. A bebida é a água pura ou então misturada com mel e mais recentemente são utilizados refrigerantes como o guaraná.
Ibejí, São Cosme e São Damião são trabalhadores da linha de Oxalá e pertencem a uma de suas falanges. A eles podemos pedir proteção contra demandas e malefícios; pedir principalmente proteção para nossas crianças, principalmente as enfermas. 
Ao pedir ajuda a linha de Ibejí, faça-o com o coração isento de mágoas e amarguras. Por serem extremamente positivos, afastam-se das pessoas interesseiras, com pensamentos negativos e egoístas.
São raros os filhos de Ibejí, por não suportarem sentimentos negativos, escolhem a dedo os seus filhos, na realidade preferem ficar perto das crianças, enquanto manterem a inocência. 
São poderosos aliados das forças do bem, nada maligno consegue resistir a eles. No mês de Setembro de todos os anos, os terreiros preparam grandes festas em sua homenagem, procurando desta forma devolver a eles a proteção e o carinho que nos dispensam, principalmente aos nossos filhos e as pessoas doentes.

- Cor: Rosa
- Domínios: Parques e jardins
- Atuação: Contra doenças e feitiços
- Saudação: Salve
- Elemento: Terra

OFERENDA

- Doces / Bolos / Guaraná / Sucos / Pano Rosa e Azul
- Velas Azuis e Rosas
- Flores do Campo


CARACTERÍSTICAS
CorRosa e azul (branco, colorido)
Fio de ContasContas Rosas , No Candomblé, contas e miçangas leitosas coloridas.
Ervasjasmim, alecrim, rosa
SímboloGêmeos
Pontos da NaturezaJardins, praias, cachoeiras, matas…
FloresMargaridas, rosa mariquinha.
EssênciasDe frutas
PedrasQuartzo rosa
MetalEstanho
SaúdeAlergias, anginas, problemas de nariz, raquitismo, acidentes
PlanetaMercúrio
Dia da SemanaDomingo
ElementoFogo
ChakraTodos, especialmente o Laríngeo
SaudaçãoOni Beijada
BebidaGuaraná (Suco de frutas, água de coco, água com mel, água com açúcar, caldo de cana)
AnimaisAnimais de estimação.
ComidasCaruru, doces e frutas.
Numero2
Data Comemorativa27 de Setembro
Sincretismo:São Cosme e São Damião
Incompatibilidades:Coisas de Exu. Morte, Assovio.

ATRIBUIÇÕES

Zelar pelo Parto e Infância. Promover o amor(união).

LENDAS DE IBEIJI

COMO OS IRMÃOS IBEIJI VIRARAM ORIXÁ
Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe.
O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

povo-de-aruanda-83.jpg



PRECE A IBEIJADA


Salve Ibeji, Orixá da continuidade da vida. Governadores da Falange Ibeijada. Orixá criança, que alegra nossos corações e marca o inicio nossa vida. Nos leve pelos caminhos da saúde, do amor e da prosperidade assegurando-nos a união e a fraternidade. Farta seja nossa mesa e prospero seja nosso lar.
ONI BEIJADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário